top of page
Posts Em Destaque
  • ANÔNIMO

CONSULTANDO AO SENHOR JESUS

"Então disse o Senhor: o meu Espírito não contenderá para sempre com o homem; porque ele também é carne"; Genesis 6:3 "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que havia de receber os que nele cressem". João 7:37-39 "E sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; olharam para mim, a quem transpassaram: pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito, e chorarão por ele, como se chora amargamente pelo primogênito". Zacarias 12:10

Em contextos diferentes do Velho e Novo Testamentos e da volta do Senhor Jesus vemos, de formas diferentes, o mesmo Espírito de Deus levando os filhos à comunhão com o Pai. Assim, repetimos a seguir passagens do Velho Testamento que nos ensinam como o Senhor espera, que nós, crentes da Nova Aliança, nos portemos no momento de decidirmos qualquer coisa em nossas vidas: "Então os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao Senhor". Josué 9:14 e "Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que executam planos que não procedem de mim, e fazem aliança sem a minha aprovação, para acrescentarem pecado sobre pecado". Isaias 30:1

"Sabedor, porém, Davi de que Saul maquinava o mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: Traze aqui a estola sacerdotal. Orou Davi: Ó Senhor, Deus de Israel, teu servo ouviu que Saul de fato procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim. Entregar-me-ão os homens de Queila nas mãos dele? Descerá Saul como o teu servo ouviu? Ah! Senhor Deus de Israel, faze-o saber ao teu servo. E disse o Senhor: Descerá. Perguntou-lhe Davi: Entregar-me-ão os homens de Queila, a mim e aos meus servos, nas mãos de Saul? Respondeu o Senhor: Entregarão". I Samuel 23:9-12

Apesar de ater-se ao Velho Testamento, o fato de Davi orar ao Senhor em um momento em que qualquer outro comandante de homem colocar-se-ia a campo, mostra claramente a semelhança com o contexto de João 7:37 "... Se alguém tem sede, venha a mim e beba". A consulta fora feita e as respostas foram claras e concisas: "Descerá" I Samuel 23:11 e "Entregarão" 23:12

Diante das respostas, nada mais precisou ser perguntado, pois Davi crendo apegou-se a promessa que em João 7:38 coloca-se como válida para crentes do Velho e Novo Testamentos: "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". E mais, apegou-se também à promessa do derramamento do "espírito de graça e de súplicas" de Zacarias 12:10. Davi, por ter pleno conhecimento da graça não precisou consultar sobre mais nada. Confiadamente apresentara-se como servo, figura máxima de quem obedece, e simplesmente, segundo aponta I Samuel 27:3 "Orou Davi: Ó Senhor, Deus de Israel, teu servo ouviu..."

As respostas do Senhor levaram Davi, o servo obediente, junto com seus homens a saírem " de Queila e se foram sem rumo certo... " conforme I Samuel 23:13 Ele sabia que não havia caminho mais seguro a seguir do que aquele aberto pelos rios de água viva que do seu interior fluíram.

Ó Pai Celestial, somos agora gratos por nos fazer conhecer mais estas singelas parcelas da tua reveladora Palavra. Suplicamos também que nos conceda permanentemente o privilégio de em tudo sabermos te consultar. Não permita que as constantes dificuldades enfrentadas em nosso dia a dia nos retirem da tua maravilhosa presença. Mantenha-nos imunes às seduções deste mundo e sempre firmes na esperança da tua volta iminente. Amem.





12 views
bottom of page